NOSSA HISTÓRIA 

Nossa História

 

Por volta do ano 2000, um grupo de amigos desenvolvia atividades assistenciais com jovens e crianças nos finais de semana, no bairro Vitória Régia e região, por perceber a relevância de auxiliar esse bairro a erradicar o analfabetismo, infortúnios sociais e melhorar as condições de qualidade de vida da comunidade. E, como fruto dessas ações, em 30 de agosto de 2006, a Associação Espírita Eurípedes Barsanulfo foi oficialmente fundada.

Essa associação atende a centenas de famílias carentes, oferecendo diversos núcleos de trabalho na área de educação, evangelização, alfabetização, tratamento espiritual e assistência social.

Como entidade religiosa, atua no atendimento ao público todas as segundas, terças e quartas-feiras à noite e nos sábados e domingos pela manhã. Oferece triagem fraterna e tratamento espiritual com orientação psicológica e enfoque nas causas de doenças como síndrome do pânico, depressão e demais distúrbios relacionados ao comportamento humano.

A educação e a evangelização sempre foram o maior foco dessa instituição, promovendo o desenvolvimento da criança, do jovem, da família em seu âmbito integral, ou seja, buscando sua evolução intelectual, material, cultural, moral, e espiritual.

Para atingir esse objetivo, fundou-se, nessa mesma instituição filantrópica, o Educandário Espírita Maria de Nazaré, que é uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental mantida pela Associação. Essa escola funciona no período matutino e tem capacidade para atender cerca de 300 crianças, atendendo, atualmente 196 educandos de 04 a 14 anos. Sua grade curricular vai além da escolarização-instrução dos alunos, contemplando a educação no seu aspecto integral, permitindo a formação de cada aluno no seu aspecto cognitivo, emocional, físico e o mais importante, o desenvolvimento moral e espiritual.

O Educandário Espírita Maria de Nazaré, por estar situado em região de alta vulnerabilidade e trabalhar com crianças e adolescentes em situação de risco social, proporciona uma educação de qualidade, estendendo seu universo ao atendimento do núcleo familiar e ao acompanhamento do educando em seus Ciclos de Desenvolvimento.

Nesse espaço educativo, todos os programas e atividades desenvolvidos pela escola e instituição filantrópica são contemplados com vivências colaborativas entre os assistidos, oportunizando experiências de ações coletivas no dia-a-dia escolar e nos fins de semana, nas atividades assistenciais, tais como eventos comemorativos, seminários, confraternizações, projetos sociais, campanhas educativas, entre outros.

Essas atividades visam o fortalecimento da unidade de princípios na formação do cidadão do futuro e a moralização da criança e do jovem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *